Na semana do meio ambiente o GOT- Amazônia parabeniza os profissionais que lutam/lidam com a temática

Publicado em: 02/06/2021 10:45:32

O Grupo de Pesquisa em Geografia e Ordenamento do Território na Amazônia (GOT-Amazônia) em homenagem a semana do meio ambiente (01 a 05 de junho) reaviva a importância das questões ambientais e a conscientização ambiental.


O dia 5 de junho é considerado, pela Organização das Nações Unidas-ONU e por todos os que reconhecem o meio ambiente o dia mundial do meio ambiente. Essa tradição foi instituída a partir da Conferência de Estocolmo - Suécia, em junho de 1972. Assim, durante toda a primeira semana de junho dedica-se às reflexões e ações que objetivam ressaltar a importância, a urgência e a necessidade da preservação do Meio Ambiente.

O debate sobre as questões ambientais é tarefa global e requer esforço de todos. A comunidade acadêmica e científica tem contribuído em torno da discussão do desenvolvimento e a garantia da preservação e da sustentabilidade ambiental, temas essencialmente relevantes, especialmente no Brasil que é um dos principais países nas pautas internacionais sobre a preservação do meio ambiente. Rico em biodiversidade, nosso território abriga a maior extensão de floresta tropical e cerca de 12% das reservas de água doce do mundo. Esse gigantismo brasileiro, nos coloca no centro do debate sobre as questões ambientais e nos últimos anos, pelo binômio devastação x preservação.

desmatamento

Na região Amazônica, merece atenção o avanço desenfreado do agronegócio sobre áreas de preservação. Nossa tragédia ambiental remonta aos anos 1970, quando a natureza/floresta era o “inimigo a ser dominado”. Desde então, o desmatamento, a grilagem, a exploração ilegal de madeira e minérios nunca foram completamente controlados, o que exige, atualmente, esforço concentrado para manter a biodiversidade e garantir a sociodiversidade.

É consenso no meio científico que explorar a Amazônia de modo irracional tem implicações para o equilíbrio da vida no planeta. Deste modo, faz-se urgente que a Amazônia seja posta no centro das ações de mitigação da exploração desenfreada e irracional, de modo a propiciar a preservação da complexidade da biodiversidade ainda existente na região.

Designar uma semana para refletir sobre o meio ambiente e pensar sobre uma complexidade é firmar compromisso com a vida e a saúde planetárias. Nesse sentido, é oportuno parabenizar a todos os seguimentos e profissionais que dedicam-se a trabalhar na defesa do meio ambiente por meio da frase do Gandhi “A natureza pode suprir todas as necessidades do homem, menos a ganância.”

Fonte: Grupo de Pesquisa em Geografia e Ordenamento do Território na Amazônia (GOT-Amazônia)