Pesquisadores do Grupo de Pesquisa GOT-Amazônia colaboram com produção científica através de um capítulo no livro intitulado “Amazônia: Alternativas à devastação”.

Publicado em: 18/11/2021 21:46:49

A contribuição trata-se do quarto capítulo do livro Amazônia: Alternativas à devastação, organizado pelos professores doutores Wagner Costa Ribeiro e Pedro Roberto Jacobi, ambos da Universidade de São Paulo.


 “Dinâmica de uso e cobertura do solo na Amazônia: repercussões sobre as áreas protegidas em Rondônia” é o título do capítulo produzido pela líder do GOT-Amazônia e professora da Universidade Federal de Rondônia, doutora Maria Madalena de Aguiar Cavalcante que atendeu ao convite do organizador do referido livro em conjunto com o Gean Magalhães da Costa que é pesquisador do GOT-Amazônia e doutorando em Geografia pela mesma Universidade. O artigo elaborado pelos pesquisadores faz uma abordagem sobre o avanço do desmatamento e a intensificação do uso e ocupação do solo em Rondônia e quais são as repercussões sobre as áreas protegidas (unidades de conservação e terras indígenas). 

O livro é composto de 8 (oito) capítulos que trazem contribuições dos mais variados pesquisadores e cientistas de renome nacional e internacional, tratando-se das seguintes temáticas: modos de vida tradicionais na Amazônia, desmatamento, alternativas a devastação, multidevastações, desmonte de políticas ambientais, sistemas de monitoramento de desmatamento e queimadas. Além das discussões ao longo do livro, o mesmo é dedicado à memória da professora Doutora Neli Aparecida Mello-Théry, que também escreve um artigo in memoria, onde se debruça sobre o tema “O desmonte das políticas ambientais brasileiras”.

 A publicação está disponível para download no site do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, no portal de livros abertos da USP: 

http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/688

 

WhatsApp Image 2021-11-18 at 21.33.25     WhatsApp Image 2021-11-18 at 21.33.42

    

 

Fonte: Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo e Grupo de Pesquisa em Geografia e Ordenamento do Território na Amazônia.