A Terra Indígena Raposa Serra do Sol é o tema do PODCAST/GOT-AMAZÔNIA com o representante Macuxi da comunidade indígena Raposa I, Enoque Raposo.

Publicado em: 24/11/2021 17:30:28

Convidamos para falar sobre o assunto o representante Macuxi da comunidade indígena Raposa I, Enoque Raposo e a e a professora Madalena Cavalcante, líder do Grupo de Pesquisa em Geografia e Ordenamento do território da Universidade Federal de Rondônia.


Nosso convidado chama-se Enoque Raposo, representante Macuxi da comunidade indígena Raposa I – terra indígena Raposa Serra do Sol (RR), ele é formado pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) como Secretariado Executivo com especialização em Empreendedorismo em Gestão de Turismo pelo Fullbright Program, Flórida (EUA). Atualmente é chefe da Divisão de Turismo Regional no Departamento de Turismo do Estado de Roraima (DETUR). Também é coordenador do Festival das Panelas de Barro. Coordenador do Projeto do Plano de Visitação Turística na Comunidade Indígena Raposa I na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, RR.

A Terra Indígena Raposa Serra do Sol está localizada ao norte de Roraima entre os municípios de Pacaraima, Normandia e Uiramutã. A Raposa é uma das Terras Indígenas mais emblemáticas do Brasil por conta da luta pela demarcação e imediata retirada dos ocupantes não indígenas. No diálogo deste podcast, Enoque conta um pouco sobre sua trajetória que está relacionada ao desenvolvimento de projetos para a sua comunidade, especialmente relacionado ao turismo comunitário, onde recebe turista de vários lugares do mundo. Por seu trabalho, fortalecendo a cultura indígena a exemplo do “Festival da Panela de Barro” que entrou para o calendário turístico do Estado de Roraima e vem ganhando o espaço nacional e internacional.

Confira na íntegra o episódio do podcast que está disponível gratuitamente, basta escolher seu App de reprodução preferido e clicar no link a seguir: https://anchor.fm/guilherme-rabelo-brunoro/episodes/Representante-Macuxi-fala-sobre-a-Comunidade-Indgena-Raposa-Serra-do-Sol--o-tema-do-PODCAST-e1ap4pf

Enoque

Fonte: Grupo de Pesquisa em Geografia e Ordenamento do Território na Amazônia (GOT-Amazônia)