Artigo Publicado: Luta por espaço no processo de urbanização em Santarém/PA: análise do bairro Vista Alegre do Juá

Publicado em: 11/01/2023 13:49:45

O artigo publicado por integrantes do GOT-Amazônia revela as proporções territoriais e populacionais que o bairro Vista Alegre do Juá possui na área urbana de Santarém, e as disputas por espaço, percebidas nas cidades.


O artigo intitulado “Luta por espaço no processo de urbanização em Santarém/PA: análise do Bairro Vista Alegre do Juá”, das autoras: Jacilene Cleice da Silva Rego (Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia/UNIR), e de Maria Madalena de Aguiar Cavalcante (Prof.ª Dr.ª do departamento de Geografia da Universidade Federal de Rondônia/UNIR), analisa o processo de urbanização recente na cidade de Santarém-Pará, tendo como lócus de observação a formação do bairro Vista Alegre do Juá e seus processos de resistências e lutas por espaço e pelo direito à moradia na cidade de Santarém.

A pesquisa é resultado de estudos, levantamentos e observações realizadas no ano de 2018 no bairro Vista Alegre do Juá, na ocasião, ainda considerado como ocupação espontânea. Entre os principais resultados da Pesquisa consta que a formação do bairro Vista Alegre do Juá ocorreu como resultado de vários fatores, com  destaque ao alto valor financeiro para se obter a casa própria; a falta de renda mensal fixa para se pagar o aluguel de um imóvel e o êxodo rural. Em vista disso, a população buscou ocupar um espaço, produzindo-o conforme sua necessidade, criando uma forma de resistência e também, estratégia de sobrevivência, em meio a uma sociedade formada por diferentes classes sociais.

Convidamos todos à leitura do artigo publicado na Revista Terra Livre de número 58 (v.1), clicando na imagem a seguir.

artigo_Jaci_1018188792

Fonte: Grupo de Pesquisa em Geografia e Ordenamento do Território na Amazônia (GOT-Amazônia)