No dia Mundial da Educação o GOT-Amazônia rememora a Educação e Geografia e suas correlações territoriais

Publicado em: 28/04/2022 16:38:45

hoje, 28 de abril, comemora-se o dia mundial da Educação, compromisso assinado por líderes de 164 países nos anos de 2000 durante o Fórum Mundial de Educação, realizado em Dacar, no Senegal.


Em homenagem ao dia mundial da educação, o GOT-Amazônia vem rememorar esta data e reforçar o papel da educação no desenvolvimento social, com o trabalho realizado por Maria Valônia Pereira Barroso Soares, pesquisadora do Grupo, destaca o olhar da Geografia para a análise dos indicadores educacionais e a vulnerabilidade social das escolas públicas.

O estudo que resultou na dissertação de mestrado intitulada Indicadores Educacionais e Vulnerabilidade Social: Implicações Territoriais no Perímetro Urbano da Cidade de Porto Velho -RO e no artigo científico Indicadores Educacionais e Vulnerabilidade Social: Correlações Territoriais no Perímetro Urbano da Cidade de Porto Velho/RO.

A partir do mapeamento da vulnerabilidade social da cidade de Porto Velho (IVS-PVH) e em conjunto com o estudo sobre os indicadores educacionais de suas respectivas escolas públicas, foi constatado que na maioria dos casos, os bairros com maior índice de vulnerabilidade social possuem escolas com menores indicadores educacionais. 

Mapa 02  Escolas e ìndice de Vulnerábilidade

A pesquisa embasa ações de planejamento e gestão de políticas educacionais territoriais, uma importante contribuição da geografia, em simultâneo instiga reflexões sobre a importância da educação de qualidade para o desenvolvimento de crianças e adolescentes e para o combate às desigualdades sociais.

Fonte: Grupo de Pesquisa em Geografia e Ordenamento do Território na Amazônia (GOT-Amazônia)