29 DE MAIO DIA DO GEÓGRAFO: Parabéns a todos os Geógrafos e Geógrafas pelo seu dia.

Publicado em: 29/05/2022 08:55:42

Em menção aos 40 anos do curso de Geografia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e de suas contribuições na formação de profissionais e acadêmica, o GOT-Amazônia parabeniza os geógrafos e geógrafas pelo seu dia. A escolha desta data para a celebração é uma homenagem à criação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 29 de maio de 1936.


Hoje (29.05), é comemorado o dia dos geógrafos. Oficialmente, a profissão de geógrafo foi instituída no Brasil através da Lei n° 6.664, de 26/6/79, e Decreto n°85.138, de 15/12/80, e pela Lei n° 7.399, de 04/11/85, e Decreto n° 92.290, de 10/01/86. O momento é oportuno para destacar a importância desse profissional, visto que, o curso em Geografia é um dos primeiros cursos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), fundado em 1982.

O curso de Geografia, atualmente dispõe de 4 modalidades de formação: licenciatura, bacharelado, mestrado e doutorado. Essas têm uma importância que vai além da qualificação acadêmica e profissional, estando pautada na possibilidade de que esta formação colabore para definição de um novo posicionamento crítico e social de sujeitos comprometidos com as questões sociais, ambientais, culturais, econômicas e socioterritoriais, além de contribuir para o planejamento e melhor ordenação do uso social do espaço geográfico.

A geografia é uma ciência horizontal, aborda diversos conhecimentos a partir de uma categoria própria, o espaço geográfico, por isso pode se relacionar às mais diversas áreas de atuação. De acordo com o geógrafo Milton Santos: “O papel da Geografia é explicar as relações que se estabelecem, ao longo da História, entre a Humanidade e o Planeta e a constituição das paisagens e espaços resultantes”. Assim, um dos objetivos do geógrafo é compreender as manifestações socioespaciais, no sentido de empreender um estudo sobre como as técnicas, as ações humanas e o comportamento do espaço, dos territórios, das regiões, das paisagens e dos lugares transformam-se ao longo do espaço-tempo.

Fonte: : Grupo de Pesquisa em Geografia e Ordenamento do Território na Amazônia.