GOT-Amazônia participa da Programação de acolhimento acadêmico da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Publicado em: 30/08/2022 14:34:34

Pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Geografia e Ordenamento do Território participam de rodada de conversa sobre a importância do PIBIC no programa de acolhimento acadêmico para os novos alunos de graduação da UNIR. Os ex alunos de Iniciação Científica Gean Magalhães da Costa e Rafaela Silva Pereira Reis falarão, nesta próxima quarta-feira, dia 31/08/2022, a partir das 15:00 horas, sobre a importância do PIBIC no evento de acolhimento acadêmico.


AProgramação de acolhimento acadêmico da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) contará com a participação do doutorando em geografia, Gean Magalhães da Costa, e a graduanda em geografia, Rafaela Silva Pereira Reis, membros do Grupo de Pesquisa em Geografia e Ordenamento do Território (GOT-AMAZÔNIA), na roda de conversa sobre o tema a Permanência Estudantil no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC): a importância de auxílios e bolsas na permanência e formação de estudantes.

A rodada de conversa acontecerá no dia 31 de agosto, as 15 h e será transmitida pelo canal do YouTube. Para mais informações sobre esta roda de diálogo e demais informações sobre a semana de acolhimento acadêmico acesse: https://www.unir.br/noticia/exibir/10099.

 

WhatsApp Image 2022-08-30 at 14.25.08 WhatsApp Image 2022-08-30 at 09.31.48

Para a acadêmica Rafaela Silva “O programa Institucional PIBIC contribui significativamente no ingresso do aluno de graduação ao mundo da pesquisa cientifica, permitindo aplicar e ampliar os conhecimentos adquiridos no percurso da graduação, levando-a a elaboração do trabalho de conclusão de forma mais eficiente, graças ao acesso as variadas metodologias de coleta de dados, leituras e debates sobre teorias, dentre outras atividades.”Salienta ainda a graduanda, que recebeu em 2020, o certificado de destaque pelo PIBIC com o plano de trabalho: Hidrelétricas e comunidades afetadas na bacia do rio Paru, vinculado ao projeto “A geografia do setor elétrico na Amazônia Legal e os impactos Socioterritoriais”. Por fim, afirma que “o PIBIC contribui para a permanência do acadêmico na Universidade e para o desenvolvimento da sociedade quanto a preparação de recursos humanos”.

Para o doutorando Gean Magalhães, o “Programa Institucional PIBIC é de suma importância no processo ambientação e iniciação da pesquisa científica no âmbito acadêmico, permitindo ao discente do curso dos mais variados cursos de graduação da UNIR, o acesso aos grupos e laboratório de pesquisa, aos eventos científicos, produção de artigos para eventos, periódicos, contribuindo para a qualidade do trabalho de conclusão de curso (TCC) e estímulo para ingressar nos programas de pós-graduação na UNIR ou em outras importantes universidades pelo Brasil. O PIBIC, sem sombra de dúvida é uma grande e importante ferramenta de qualificação profissional e acadêmica”.

 

Fonte: Grupo de Pesquisa em Geografia e Ordenamento do Território na Amazônia (GOT-Amazônia)