Publicado em: 21/03/2024 12:28:42
Programa de Pós-graduação em Geografia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGeo/FFP/UERJ), Campus São Gonçalo, promoveu no dia 20 de março, às 09:30min, a aula inaugural da turma 2024.1 com o tema intitulado como “Natureza, Energia e Planejamento Territorial no Brasil” proferido pela Profa. Dra. Maria Madalena Cavalcante.
Segundo o coordenador do Programa Prof. Dr. Mario Pires Simão e a vice-coordenadora Profa. Dra. Mariane de Oliveira Biteti o tema escolhido tem relação com sua área de concentração, o nexo Produção Social do Espaço: Natureza, Política e Processos Formativos em Geografia, que se promove na integração das seguintes linhas de pesquisa – Ensino de Geografia, Geografia e Relações de Poder; Natureza e Dinâmica da Paisagem. Assim, “a escolha da convidada foi resultado de uma decisão do colegiado, evidenciando o compromisso do corpo docente com o enfrentamento dos desafios presentes no campo científico, especialmente na Geografia, que converge com a abordagem e visão integrada que a convidada apresenta”, afirma Mariane.
O professor Mário parabenizou os ingressantes do ano de 2024.1 e explicou: "A vinda da professora foi pensada desde o evento da ENANPEGE de 2023, no qual a professora encerrou brilhantemente com a palestra no evento, trazendo uma abordagem geográfica integrada. Deste modo, sua presença para proferir palestra na UERJ reflete o interesse em contemplar uma das linhas de pesquisa que investiga a interação entre Sociedade e Natureza, conciliando sua experiência com ênfase no Planejamento Territorial, conhecimento e pesquisa realizada na Amazônia".
A aula inaugural ministrada pela convidada abordou o tema "Natureza, Energia e Planejamento Territorial no Brasil". A professora Maria Madalena definiu e explicou os conceitos de natureza, energia e planejamento territorial ao nível nacional, destacando a importância de superar a dicotomia entre sociedade e natureza. Segundo ela, esses dois aspectos estão interligados, especialmente ao analisar regionalmente o Brasil, como o caso da Amazônia, onde as relações entre as populações amazônidas estão diretamente ligadas às dinâmicas dos rios, das florestas e demais elementos naturais.
A professora ressaltou a importância da escala geográfica como estratégia para compreender e estudar o espaço geográfico. Destacando que as dinâmicas do uso do território no Brasil podem apresentar realidades diferentes ou convergentes, dependendo da escala escolhida para análise e ao final expressou gratidão em poder participar deste importante momento que marca o início de um ciclo de aprendizado aos novos alunos e a renovação das expectativas dos alunos e dos professores, em uma jornada repleta de descobertas e conhecimento.
A aula inaugural ficou registrada e disponível através do canal do Departamento de Geografia UERJ-FFP, para acesso link na imagem abaixo.
Fonte: GOT-Amazônia